Didática Geral
Importante:
Atividade obrigatória. Clique no link a seguir para realizar a atividade avaliativa da disciplina. Peço a gentileza de enviar para colegas que vocês saibam que não conseguem acessar o blog. Muito obrigada!!! Prof. Alice
Avaliação
ATIVIDADE 02
Aprendizagem
baseada em projetos é uma metodologia em que os
alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um
produto. A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e
estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe,
protagonismo e pensamento crítico.
Tudo começa
com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e
que estimule a imaginação. O método faz com que o aluno tenha um papel ativo
para o seu aprendizado.
A partir dessa questão inicial, os alunos se
envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por
recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto
final.
A aprendizagem baseada em projetos torna
o aprender e o fazer inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com
a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do
conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a
tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos
multimídia, fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.
Professor e aluno na Aprendizagem
Baseada em Projetos
É importante ressaltar que, nessa metodologia, não
cabe ao professor expor todo o conteúdo para que, então, a turma comece a
trabalhar. São os próprios alunos que vão buscar os conhecimentos necessários
para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador – portanto,
um mesmo projeto realizado por grupos distintos pode chegar a resultados
completamente diferentes e, inclusive, acrescentar aprendizados diferentes.
Quer um exemplo? Digamos que o objetivo seja
incentivar os moradores do bairro a comer de forma mais saudável. Existem
dezenas de caminhos possíveis para se atingir essa meta: um grupo pode optar por
criar uma horta comunitária, enquanto outro pode desenvolver um aplicativo que
mostre onde há comida orgânica mais barata na região.
Portanto,
é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a
transdisciplinaridade, envolvendo competências e temáticas pertencentes a
várias das matérias escolares. As habilidades para o século 21 são
desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia,
curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.
Sete passos para aplicar a aprendizagem baseada em projeto na
sala de aula:
Pergunta
motivadora: uma questão que não possa ser respondida facilmente e puxe a
temática da aula e que o professor investigue o conhecimento já adquirido dos
alunos.
Desafio proposto:
Apresentar o desafio para a turma. Apresentação, objeto, pesquisa que demonstre
as habilidades adquiridas nesse processo.
Pesquisa e
conteúdo: Os alunos precisam investigar por meio de fontes, uso de internet,
livros, jornais, pessoas.
Cumprindo o
desafio: Os alunos colocam em prática seu conhecimento e competências
adquiridas durante a pesquisa.
Reflexão e
feedback: Refletir o tema com debate
Responder a
pergunta inicial: Voltar à pergunta para que os alunos a responda novamente
mediante aos novos conhecimentos
Avaliação de
aprendizado: Aplicação de uma avaliação para identificar o que cada aluno aprendeu.
GRÁFICO 01:
GRÁFICO 02
1. Considere as leituras
realizadas e responda:
Quando um professor planeja um
projeto baseado em uma data comemorativa (Páscoa, Dia das mães, etc) ele está
tendendo aos princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos? Explique
detalhadamente.
2. Ainda dentro do proposto
nas leituras, escolha um dos temas
abaixo (ou outro de sua preferência) e monte um projeto didático. Lembre-se de
que seu projeto precisará atender aos requisitos vistos. Prepare uma
apresentação em powerpoint ou cartazes. Explicite cada atividade ou etapa
retomando as informações dos gráficos 1 e 2.
Projeto Educativo: Quais alimentos atraem as formigas?
Projeto brincadeiras antigas
Projeto Dia do Circo
Projeto Consciência Negra
Projeto folclore
Projeto Dia das Crianças
Projeto Halloween
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ATIVIDADE 01
Projeto Didático
*Acessem https://pt.slideshare.net/liotti/os-projetos-didticos e elaborem um Mapa Mental (https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=m1qW0wPJV1M) no caderno com os principais conceitos de Projeto Didático. (ATIVIDADE 01)
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Didática da Linguagem
ATIVIDADE 05
Olá turma querida! Espero que estejam todos bem, e se cuidando. Após esse recesso, estamos de volta para nossas atividades domiciliares. E agora tenho uma proposta: vamos fazer uma
experiência prática?Faremos um plano de
aula de Língua Portuguesa para 1º ano, contemplando as seguintes habilidades BNCC:
(EF01LP04)
Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais
gráficos.
(EF01LP05)
Reconhecer o sistema de escrita alfabética como
representação dos sons da fala.
(EF01LP07)
Identificar fonemas e sua representação por letras.
Para que consigamos atingir este objetivo, nossa aula deverá partir de uma contação de
histórias bem criativa. Vocês irão escolher um livro de literatura infantil adequado para 6 anos, farão a filmagem
de vocês contando a história e depois elaborarão o plano de aula (que não aparece no vídeo) sobre o
conteúdo previsto na BNCC acima, utilizando a história para as atividades.
Termos então: Vídeo da história +
plano de aula escrito – tudo enviado para meu email até 19/06
Sites para auxiliar no método de
contação de histórias:
Olá turma!!!
Seguimos com nosso estudo sobre a Linguagem na Educação Infantil.
Na tarefa de hoje vamos realizar uma prática. Vocês já tiveram a oportunidade de fazer a leitura da BNCC da Educação Infantil e puderam perceber sua estrutura. Agora, vocês irão elaborar uma atividade para o Campo de Experiência da Linguagem, que na BNCC se chama Escuta, fala, pensamento e imaginação. Faremos um plano de aula para um (01) turno. Será necessário que vocês especifiquem a faixa etária a que se destina a atividade de vocês, assim como o código da habilidade que será desenvolvida na aula. Segue um exemplo de habilidades e seus códigos, mas de outro campo de experiência:
Ficaram com dúvidas??? Assistam o vídeo:
Utilizem o modelo de Plano de Aula do Chagas. Cada um de vocês vai preparar sua tarefa e enviar foto ou arquivo para a líder, ou outro representante da turma, que deverá colocar todos os trabalhos em uma única pasta e me enviar por email. (alicevongroll@gmail.com)
Devo receber a atividade até dia 10/05.
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Assim como em DG, esta atividade é obrigatória. Acessem o link a seguir para realizá-la. Compartilhem com aqueles que vocês sabem que não conseguem acessar o blog. Agradeço imensamente!!! Prof. Alice
Avaliação Linguagem
ATIVIDADE 03:
A partir da leitura realizada na Atividade 01, você percebeu uma série de habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil. Vamos colocar em prática??
Cada um de vocês vai escolher uma das aulas abaixo e analisar:
a) faixa etária a qual se destina a atividade;
b) habilidade (s) presente(s) - código bncc;
c) Campo de experiência da linguagem presente? Como foi identificado?
Opção 1
Reúna as crianças e conte que elas irão fazer atividades divididas em dois grupos. Explique que você acompanhará um grupo em uma roda de história e que o outro grupo fará uma atividade que já realizam com autonomia. Informe que depois trocarão de atividade com o grupo que estará com você.
Convide as crianças que participarão da história para se acomodar no local escolhido. Conte que você separou uma história e algumas possibilidades sonoras que elas já conhecem. Diga que depois de a ouvirem, vocês utilizarão os sons na narrativa.Inicie a leitura da história, utilizando as entonações necessárias para a apreciação do grupo. Ao finalizar a leitura, combine com as crianças que agora vocês irão rememorar o repertório sonoro que já conhecem. Peça que escolham os sons que farão parte da sonoplastia da narrativa. Em seguida, proponha que as crianças expressem os sons conhecidos ou que apresentem novos como sugestões para a composição da história.Após as crianças expressarem as ideias quanto aos sons que poderão utilizar na sonoplastia da história, diga para o grupo que vocês irão analisar a primeira parte da narrativa, para acordarem quais sons podem ser utilizados. A cada seleção realizada pelo grupo, diga às crianças que vocês passarão para a próxima parte do texto e que, se for o caso, precisarão pensar em outras possibilidades sonoras. Após selecionarem os sons, decida com o grupo quem serão os responsáveis por reproduzi-los na narrativa. Caso seja possível, combine para que cada criança reproduza um.
Opção 2
Convide as crianças para se acomodarem no espaço escolhido por você. Diga que você preparou uma história diferente. Conte que hoje, antes da leitura do texto, vocês tentarão descobrir a história do livro por meio da observação das imagens.
Apresente o livro para as crianças, perguntando sobre detalhes da capa ou contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas do livro, já instigando o grupo a perceber detalhes gráficos da obra.Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje nós começaremos a leitura de uma história de uma forma diferente! Antes de ler o texto do livro, vamos descobrir como é esta história por meio das imagens. O livro se chama (nome do livro) e quem escreveu foi (nome do autor). Quem fez as imagens se chama (nome do ilustrador). Olha a capa do livro, sobre o que vocês acham que é esta história?Comece a virar as páginas do livro e, em cada ilustração, convide as crianças a lançarem suas hipóteses sobre a história. Convide de tal forma que as crianças sintam-se livres para apresentarem suas ideias expressando-se por meio de diversas linguagens. Acolha essas ideias de forma que as crianças se sintam livres para lançar suas hipóteses sobre a narrativa da história por imagens.Ao terminarem a leitura do livro, considerando as imagens, conte para as crianças que agora você fará a leitura do texto do livro. Combine que juntos descobrirão se as hipóteses feitas na interpretação da imagem se aproximam da história.
Após a leitura, convide as crianças a expressarem as similaridades ou diferenças da história contada a partir das imagens e da história lida. É importante que você as ajude a perceber que interpretar as imagens também é uma maneira de ler uma história. Convide as crianças a falarem como elas se sentiram nas duas leituras da história.
Opção 3
Recursos:
- Livro da história dos Três Porquinhos.
- Folhas de papel pardo.
- Palha.
- Palito de picolé.
- Cola.
- Tesoura.
- Canetinhas.
- Giz de cera.
- Folhas impressas.
- Elástico.
É hora da história
Professor, esse será o momento em que você deve levar as crianças a sentirem-se confortáveis, um momento de prazer e alegria. Escutar uma história deve ser motivo de alegria para as crianças. Assim, procure um lugar que a turma goste, um lugar tranquilo, pode ser o pátio da escola, debaixo de uma sombra de árvore, na biblioteca da escola etc. Fique à vontade para escolher.
Faça uma rodinha e, com auxilio do livro dos Três Porquinhos, leia a história, procure fazer as entonações, passar os sentimentos na voz. Neste momento, explore, ao máximo, a imaginação das crianças.Após a leitura da história converse com as crianças, perguntando:
- Como vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
- Qual casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
- Devemos apenas trabalhar ou apenas brincar?
- Devemos ajudar o próximo?
- Providencie, previamente, três folhas de papel pardo, cortadas no formato de uma casinha, palitos de picolé, palha e retângulos de papel Filipinho na cor marrom, cola, canetinhas ou giz de cera.
A proposta desta atividade é criar a casa dos três porquinhos. Divida a turma em três grupos, cada grupo vai se responsabilizar por construir uma das casas, você também poderá trocar os alunos dos grupos, deixando que todos participem da construção de todas as casinhas.Em seguida, a proposta é a confecção de máscaras, 3 máscaras de Porquinhos e uma de Lobo Mau, para cada criança. Busque moldes na internet. Com a turma reunida, disponha, na frente da sala, as três casinhas construídas. Divida a turma em grupo de 4 alunos cada, de maneira que todos possam representar os personagens utilizando as máscaras. Deixe que eles se organizem para representar a história, se for preciso, oriente-os. Vai ser um momento muito divertido!!
ATIVIDADE 02:
Após a
aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em
dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de
implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil
de todo o país.
Nessa
etapa da Educação Básica, a BNCC define direitos de aprendizagem
e os campos de experiências substituem as áreas do conhecimento
do Ensino Fundamental. Em cada campo existem objetivos
de aprendizado e desenvolvimento do aluno, em vez de unidades
temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. É
responsabilidade das escolas garantir que seus alunos receberão, em sala
de aula, as competências gerais estabelecidas pelo
documento.
Dessa forma, o cenário educacional nacional se torna mais justo e
igualitário para todas as crianças. Os campos
de experiências da BNCC promovem uma mudança conceitual
no currículo da Educação Infantil. Para a nova base, a criança
não é mais apenas uma receptora das mensagens transmitidas
pelos adultos, mas também é capaz de produzir cultura.
Nesse
sentido, as propostas são a base estrutural pedagógica que devem
guiar as escolas com os fundamentos necessários para cada etapa.
Assim, a organização curricular está estruturada em cinco campos de
experiência, que se baseiam nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil (DCNEI).
Escuta, fala, pensamento e
imaginação
Durante a
Educação Infantil, é necessário estimular os pequenos a ouvir e a
falar, por meio de experiências que potencializam sua participação
na cultura oral. É
escutando histórias, participando de conversas e ouvindo narrativas
em
múltiplas linguagens que a criança se estabelece ativamente como sujeito
singular e pertencente a um grupo social. O contato
com a literatura infantil proposto e mediado pelo educador contribui
para o desenvolvimento do gosto pela leitura, além de estimular
a imaginação e ampliar o conhecimento de mundo. Ainda nesse
sentido, a imersão na cultura escrita deve partir das
curiosidades
e dos conhecimentos prévios. O contato
com fábulas, contos, histórias e poemas, entre outros, também
propicia a familiaridade com os livros e com os diferentes gêneros
literários. Nesse convívio, as crianças vão desenvolvendo hipóteses
sobre a escrita, que se apresentam, inicialmente, em forma de
rabiscos.
Isso faz
com que elas, aos poucos, conheçam as letras do alfabeto, mesmo que
em caligrafias não convencionais e espontâneas. Porém, isso já
indica sua compreensão da escrita como forma de comunicação e
representação da língua.
Resumindo:
- Expressar ideias, desejos e sentimentos em
distintas situações de interação, por diferentes meios.
- Argumentar e relatar fatos oralmente, em
sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto
em que é produzida.
- Ouvir, compreender, contar, recontar e criar
narrativas.
- Conhecer diferentes gêneros e portadores
textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e
reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
01.A Base Nacional Comum
Curricular está organizada em “campos de experiências". “Os
campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações
e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes,
entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural."
(Base Nacional Comum Curricular, p. 38).
Dentre os campos de experiências,
podemos citar:
I. O eu, o meu e o ser individual.
II. Corpo, gestos e movimentos.
III. Escuta, atenção, cumprimento e
repetição.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III b) Somente
I c) II e III d) Somente II e) I e II.
02. Abaixo você tem
duas opções de atividades para educação infantil. Escolha uma
e descreva como você desenvolveria sua aula e quais recursos e técnicas utilizaria.
Determine uma faixa etária para a atividade. Monte o plano de aula em seu
caderno. Será apresentado no retorno das aulas.
Proposta 01:
Proposta 02:
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ATIVIDADE 01:
Acessem o Referencial Curricular de Canoas (https://www.canoas.rs.gov.br/referencialcurriculardecanoas/) e façam a leitura dos conceitos de Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
A partir da leitura e reflexão, leia o enunciado que segue:
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), “Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil, na BNCC, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. A esses cinco eixos estruturantes, deu-se o nome de:
(A) temas transversais. (B) habilidades cognitivas. (C) currículo básico. (D) competências atitudinais. (E) campos de experiências
*O que são Eixos Estruturantes? Qual a sua importância? Desenvolva um texto argumentativo.
Coloquem suas respostas no caderno da disciplina.
Em caso de dúvidas quanto à dissertação, assistam:
PROGRAMA DID. GERAL:
1º e 2º trimestres
Revisão Plano de aula; Projeto didático; Pensadores
3º trimestre
Avaliação: tipos e instrumentos
Leitura Obrigatória: Avaliação Mediadora, Jussara Hoffmann
PROGRAMA DID. LINGUAGEM
1º Trimestre
BNCC Ed. Infantil; aulas ed. infantil: análise e construções
2º Trimestre
O processo de alfabetização: métodos; Emilia Ferreiro; BNCC 1º ano
3º Trimestre
BNCC 2º ano; livros didáticos.
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