AE1C - Did. Linguagem



ATIVIDADE 04

Olá turma querida!!! Espero que estejam todos bem, e se cuidando. Após esse período de recesso, retomamos nossas atividades domiciliares. Agora tenho um desafio para vocês: vamos fazer uma experiência prática de vídeoaula?
Faremos um plano de aula de Língua Portuguesa para 1º ano, contemplando as seguintes habilidades BNCC:
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.  
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
  
Para que consigamos atingir de forma este objetivo, nossa aula deverá partir de uma contação de histórias bem criativa. Vocês irão escolher um livro de literatura infantil adequado para 6 anos, farão a filmagem de vocês contando a história (a vídeoaula) e depois elaborarão o plano de aula escrito (que não aparecerá no vídeo) sobre o conteúdo previsto na BNCC listado acima, utilizando a história para as atividades.
Termos então: Vídeo da história + plano de aula escrito – tudo enviado para meu email até 19/06

SITE COM ACERVO DE LIVROS PARA DOWNLOAD:  lelivros.love; docero.com.br

Sites para auxiliar no método de contação de histórias:
Varal de histórias: https://youtu.be/M0edWXB6b9Y

                    https://youtu.be/F3izu2HjtAo


ATIVIDADE 03


A partir da leitura realizada na Atividade 01, você percebeu uma série de habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil. Vamos colocar em prática??
Cada um de vocês vai escolher uma das aulas abaixo e analisar:
a) faixa etária a qual se destina a atividade;
b) habilidade (s) presente(s) - código bncc;
c) Campo de experiência da linguagem presente? Como foi identificado?

Um representante da turma deverá ser escolhido para coletar todos os trabalhos da atividade 3 (em formato digital) e me enviar por email (alicevongroll@gmail.com). Este representante deverá colocar todas as tarefas em uma única pasta e enviar até o dia 10/05.
Mãos à obra!!!
                                                                                



Opção 1
Reúna as crianças e conte que elas irão fazer atividades divididas em dois grupos. Explique que você acompanhará um grupo em uma roda de história e que o outro grupo fará uma atividade que já realizam com autonomia. Informe que depois trocarão de atividade com o grupo que estará com você.
Convide as crianças que participarão da história para se acomodar no local escolhido. Conte que você separou uma história e algumas possibilidades sonoras que elas já conhecem. Diga que depois de a ouvirem, vocês utilizarão os sons na narrativa.Inicie a leitura da história, utilizando as entonações necessárias para a apreciação do grupo. Ao finalizar a leitura, combine com as crianças que agora vocês irão rememorar o repertório sonoro que já conhecem. Peça que escolham os sons que farão parte da sonoplastia da narrativa. Em seguida, proponha que as crianças expressem os sons conhecidos ou que apresentem novos como sugestões para a composição da história.Após as crianças expressarem as ideias quanto aos sons que poderão utilizar na sonoplastia da história, diga para o grupo que vocês irão analisar a primeira parte da narrativa, para acordarem quais sons podem ser utilizados. A cada seleção realizada pelo grupo, diga às crianças que vocês passarão para a próxima parte do texto e que, se for o caso, precisarão pensar em outras possibilidades sonoras. Após selecionarem os sons, decida com o grupo quem serão os responsáveis por reproduzi-los na narrativa. Caso seja possível, combine para que cada criança reproduza um.
Opção 2
Convide as crianças para se acomodarem no espaço escolhido por você. Diga que você preparou uma história diferente. Conte que hoje, antes da leitura do texto, vocês tentarão descobrir a história do livro por meio da observação das imagens.
Apresente o livro para as crianças, perguntando sobre detalhes da capa ou contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas do livro, já instigando o grupo a perceber detalhes gráficos da obra.Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje nós começaremos a leitura de uma história de uma forma diferente! Antes de ler o texto do livro, vamos descobrir como é esta história por meio das imagens. O livro se chama (nome do livro) e quem escreveu foi (nome do autor). Quem fez as imagens se chama (nome do ilustrador). Olha a capa do livro, sobre o que vocês acham que é esta história?Comece a virar as páginas do livro e, em cada ilustração, convide as crianças a lançarem suas hipóteses sobre a história. Convide de tal forma que as crianças sintam-se livres para apresentarem suas ideias expressando-se por meio de diversas linguagens. Acolha essas ideias de forma que as crianças se sintam livres para lançar suas hipóteses sobre a narrativa da história por imagens.Ao terminarem a leitura do livro, considerando as imagens, conte para as crianças que agora você fará a leitura do texto do livro. Combine que juntos descobrirão se as hipóteses feitas na interpretação da imagem se aproximam da história.
Após a leitura, convide as crianças a expressarem as similaridades ou diferenças da história contada a partir das imagens e da história lida. É importante que você as ajude a perceber que interpretar as imagens também é uma maneira de ler uma história. Convide as crianças a falarem como elas se sentiram nas duas leituras da história.
Opção 3

Recursos:

  • Livro da história dos Três Porquinhos.
  • Folhas de papel pardo.
  • Palha.
  • Palito de picolé.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Canetinhas.
  • Giz de cera.
  • Folhas impressas.
  • Elástico.

É hora da história

Professor, esse será o momento em que você deve levar as crianças a sentirem-se confortáveis, um momento de prazer e alegria. Escutar uma história deve ser motivo de alegria para as crianças. Assim, procure um lugar que a turma goste, um lugar tranquilo, pode ser o pátio da escola, debaixo de uma sombra de árvore, na biblioteca da escola etc. Fique à vontade para escolher.

Faça uma rodinha e, com auxilio do livro dos Três Porquinhos, leia a história, procure fazer as entonações, passar os sentimentos na voz.  Neste momento, explore, ao máximo, a imaginação das crianças.Após a leitura da história converse com as crianças, perguntando:

  • Como vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
  • Qual casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
  • Devemos apenas trabalhar ou apenas brincar?
  • Devemos ajudar o próximo?
  • Providencie, previamente, três folhas de papel pardo, cortadas no formato de uma casinha, palitos de picolé, palha e retângulos de papel Filipinho na cor marrom, cola, canetinhas ou giz de cera.

    A proposta desta atividade é criar a casa dos três porquinhos. Divida a turma em três grupos, cada grupo vai se responsabilizar por construir uma das casas, você também poderá trocar os alunos dos grupos, deixando que todos participem da construção de todas as casinhas.Em seguida, a proposta  é a confecção de máscaras, 3 máscaras de Porquinhos e uma de Lobo Mau, para cada criança. Busque moldes na internet. Com a turma reunida, disponha, na frente da sala, as três casinhas construídas. Divida a turma  em grupo de 4  alunos cada, de maneira que todos possam representar os personagens utilizando as máscaras. Deixe que eles se organizem para representar a história, se for preciso, oriente-os. Vai ser um momento muito divertido!!

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Atenção!!!!


Querida turma, esta é uma atividade obrigatória. Acessem o link para realizá-la e compartilhem com aqueles colegas que vocês sabem que não estão conseguindo utilizar o blog. Desde já agradeço imensamente!!! Prof. Alice

 Avaliação Linguagem





ATIVIDADE 02

Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil de todo o país.
Nessa etapa da Educação Básica, a BNCC define direitos de aprendizagem e os campos de experiências substituem as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em cada campo existem objetivos de aprendizado e desenvolvimento do aluno, em vez de
unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. É responsabilidade das escolas garantir que seus alunos receberão, em sala de aula, as competências gerais estabelecidas pelo documento. Dessa forma, o cenário educacional nacional se torna
mais justo e igualitário para todas as crianças. Os campos de experiências da BNCC promovem uma mudança conceitual no currículo da Educação Infantil. Para a nova base, a
criança não é mais apenas uma receptora das mensagens transmitidas pelos adultos, mas também é capaz de produzir cultura. Nesse sentido, as propostas são a base estrutural pedagógica que devem guiar as escolas com os fundamentos necessários para cada
etapa. Assim, a organização curricular está estruturada em cinco campos de experiência, que se baseiam nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Durante a Educação Infantil, é necessário estimular os pequenos a ouvir e a falar, por meio de experiências que potencializam sua participação na cultura oral.
É escutando histórias, participando de conversas e ouvindo narrativas em múltiplas linguagens que a criança se estabelece ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. O contato com a literatura infantil proposto e mediado pelo educador
contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, além de estimular a imaginação e ampliar o conhecimento de mundo. Ainda nesse sentido, a imersão na cultura escrita deve partir das curiosidades e dos conhecimentos prévios. O contato com fábulas, contos, histórias e poemas, entre outros, também propicia a familiaridade com os livros e com os diferentes gêneros literários. Nesse convívio, as crianças vão desenvolvendo
hipóteses sobre a escrita, que se apresentam, inicialmente, em forma de rabiscos.
Isso faz com que elas, aos poucos, conheçam as letras do alfabeto, mesmo que em caligrafias não convencionais e espontâneas. Porém, isso já indica sua compreensão da escrita como forma de comunicação e representação da língua.
Resumindo:
  • Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
  • Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.
  • Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.
  • Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

01.A Base Nacional Comum Curricular está organizada em “campos de experiências". “Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural." (Base Nacional Comum Curricular, p. 38).
Dentre os campos de experiências, podemos citar:
I. O eu, o meu e o ser individual.
II. Corpo, gestos e movimentos.
III. Escuta, atenção, cumprimento e repetição.
Está correto o que se afirma em:
a) I e III           b) Somente I   c) II e III          d) Somente II      e) I e II.

02.Abaixo você tem duas opções de atividades para educação infantil. Escolha uma e descreva como você desenvolveria sua aula e quais recursos e técnicas utilizaria. Determine uma faixa etária para a atividade. Monte o plano de aula em seu caderno. Será apresentado no retorno das aulas.
  PROPOSTA 01

 PROPOSTA 02



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
ATIVIDADE 01

Acessem o Referencial Curricular de Canoas (https://www.canoas.rs.gov.br/referencialcurriculardecanoas/) e façam a leitura dos conceitos de Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências

A partir da leitura e reflexão, leia o enunciado que segue:
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), “Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. A organização curricular da Educação Infantil, na BNCC, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. A esses cinco eixos estruturantes, deu-se o nome de:
 (A) temas transversais. (B) habilidades cognitivas. (C) currículo básico. (D) competências atitudinais. (E) campos de experiências

*O que são Eixos Estruturantes? Qual a sua importância? Desenvolva um texto argumentativo.
Coloquem suas respostas no caderno da disciplina. Se tiverem dúvidas para escrever o texto, assistam ao vídeo.



3 comentários:

  1. Olá Prof, queria tirar uma dúvida.
    Então essa última atividade a gente responde as questões pelo site mesmo que a senhora botou, aí não precisa copiar no caderno?

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  2. Ola prof,sou representante da Ae1c e estou com problema para enviar os trabalhos em somente 1 pasta, pois estou sem computador e meu cel não estou conseguindo enviar.. Tem outra maneira para que possa enviar os trabalhos?!

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